Definição Geral
As graduações infantis foram desenvolvidas no Hapkido Jik Bu Kwan baseadas na intenção do fundador em criar um sistema característico às necessidades desses empolgados praticantes. A arte do Hapkido é treinada, basicamente, por jovens e adultos, mas a grande adesão de crianças à equipe nos últimos anos, promoveu uma nova situação.
Ao longo dos treinos, identificou-se que a criança não possui o mesmo ritmo e a mesma predisposição para apreender o conhecimento como o adulto. Ela pode, até mesmo, demonstrar que conhece as técnicas e movimentações do currículo, mas ainda não as aprendeu realmente a ponto de utilizá-las. Geralmente, a criança apenas reproduz o que viu e assimilou. Seu conhecimento, portanto, não significa compreensão. Essa diferença pode desenvolver falhas futuras no currículo do atleta em graduações elevadas e, até mesmo, prejudicar a transmissão de seus conhecimentos a outros alunos.
Na busca de uma solução, o Mestre Flávio Augusto de Oliveira desenvolveu um novo sistema modular de graduação infantil voltado a crianças e adolescentes entre 6 e 12 anos. Com base em seus conhecimentos e estudos acadêmicos em Educação Física sobre infância e adolescência, adequou o treinamento às metodologias de ensino, pedagógica e didática necessárias ao aprendizado dessas faixas etárias.
Ateve-se ao fato de que a infância é considerada a fase evolutiva mais importante da vida humana: período de fundamentação das bases que constituirão o indivíduo para o resto de sua existência. O método de ensino foi criado com o objetivo de ensinar a prática do Hapkido para crianças promovendo importantes melhorias físicas e psicológicas necessárias à sua formação, bem como desenvolver a prática educativa em contribuição à construção de conhecimentos através da atividade lúdica.
A essa geração de alunos foi criada uma nova progressão de faixas, para representar sua evolução, bem como de demarcar o conhecimento técnico e de incentivar visivelmente suas trajetórias. A falta de faixas infantis poderia causar a desistência do aluno e até mesmo, a graduação precoce sem preparação técnica, física, teórica e psicológica necessárias.
Tudo foi desenvolvido sobre bases científicas e experimentais, dando maiores e melhores resultados de aprendizado para as nossa crianças.